BRUNO VERDINI

PRIMEIRO TRIMESTRE

     Com o piteco com apenas dois meses de coleta e o meu apresentando alguns sinais de retração de seiva e secamento de galhos, verifiquei as raízes e constei que eram escassas e frágeis.

     Optei por não mexer nas raízes pelo estado da planta e por não ser a época mais adequada para se mexer em raízes visto que no outono a planta armazena energia para passar pelo inverno e brotar com vigor na primavera.

     Devido aos fatos acima, algumas fotos (principalmente a de trás da planta) ficaram prejudicadas com o vaso tampando pequena parte da planta.

     Como o concurso é uma homenagem ao Marcelo Martins, me propus a conduzir este material nesta primeira fase como ele tradicionalmente conduzia, com podas e trações. Também quis homenageá-lo buscando me aproximar de um dos estilos que ele gosta de fazer, os “dragões”.

     Ainda há alguns refinamentos de madeira morta que preferi deixar maior e com “sobras”/espaço para erros neste momento e ir diminuindo ela conforme a copa for sendo conduzida para tornar o conjunto harmônico.

     Como os galho novos ainda são muito imaturos, preferi não aramá-los neste momento.

     Assim que as gemas ficarem bem inchadas na transição para a primavera irei transplantá-la para um substrato e tamanho de recipiente mais adequados ao trabalho que pretendo fazer.

     Em algumas fotos podem-se ver pequenos pedaços de papel alumínio que são parte de uma técnica para estimular o fechamento de cortes com o calor do sol.

     Pretendo também ir aproximando e “fechando o arco” aos poucos da porção mais distal do galho vivo que aponta para baixo (a planta estava com uma tração que foi retirada recentemente para evitar marcações mesmo com a borracha protegendo).

FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO EXTRA 1

FOTO EXTRA 2

segundo TRIMESTRE

  Foi realizado o transplante para um substrato mais adequado e melhor posicionamento da planta para agora realizar as ramificações e posicionamento dos galhos que crescerão no futuro. Provavelmente essa madeira morta será diminuída no futuro, estou esperando uma melhor definição da copa para tomar esta atitude.

FOTO 1

FOTO 3

FOTO 2

FOTO 4

© 2019 Designed and Created for União Bonsai

  • Instagram
  • Facebook ícone social