piteco, o símbolo da união!

     O chloroleucon tortum, nome científico do nosso querido Piteco, é uma espécie de leguminosa da família fabaceae.  Por ser nativo da Mata Atlântica Carioca, foi abraçado pela União Bonsai como árvore símbolo da Associação, encorajando sobretudo os iniciantes na arte a manusea-la, por ser uma árvore resistente e perfeitamente adaptada ao micro clima do Rio de Janeiro.

Autor e Proprietário: Paulo Henrique Gomes

     O fruto do Piteco é um legume em formato helicoidal, popularmente conhecido como "orelha de macaco". A maturação ocorre entre o final do inverno e início da primavera. As sementes são amareladas, com cerca de 5mm. Embora numerosas, têm baixa capacidade de germinação. Contudo, é possível aumentar a taxa de germinações, utilizando procedimentos de escarificação. Quer saber como? Clique aqui.

     As folhas são compostas bipinadas, de cor verde claro, possuem cerca de 3 pares de espinhos, e até 8 pares de folíolos oblongos, cada um com cerca de 15 mm de comprimento por até 5 mm de largura.

     As flores do piteco são brancas com tons amarelados, globosas (em forma de escova), com muitos estames e de forte perfume.

     O Piteco é muito comum nas zonas de restinga e matagais arenosos da Mata Atlântica, na região costeira do Rio de Janeiro. Prefere solos arenosos, mas com presença de matéria orgânica. Cresce sob sol pleno, e embora tolere períodos de seca, prefere clima úmido, desenvolvendo-se melhor em áreas com grande precipitação.

     Encontra-se na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais na categoria "em perigo crítico".

     O piteco é popular como árvore ornamental, tendo sido utilizada pelos paisagistas Burle Marx e Luiz Emygdio de Mello Filho na arborização do Aterro do Flamengo.

     Amplamente utilizado na arte do bonsai, é internacionalmente conhecida como "brazilian rain tree"

Autor e Proprietário: Alexandre Braga

Autor e Proprietário: Nacho Marin

A União Bonsai realizou, em 2018, uma exposição só de exemplares da espécie. O evento aconteceu no Sítio Raízes, em Guaratiba e você pode conferir as fotos na nossa seção "Eventos".

© 2019 Designed and Created for União Bonsai

  • Instagram
  • Facebook ícone social