top of page

ALAN

CAETANO

IMG_1313.JPG

Alan Caetano conquistou a quinta posição desta primeira edição do Concurso Marcelo Martins Rio de Janeiro

primeiro trimestre

Nessa etapa foi feita a desfolhas parcial e transplante em substrato mais equilibrado e drenante para melhorar o desenvolvimento das raízes e crescimento da Planta.

Segundo trimestre

   Passada a fase de replantio para um substrato mais adequado, foi iniciada uma adubação organomineral sólida combinada com líquida afim de fortalecer a planta o que já começou a apresentar os resultados e com isso me possibilitou a iniciar o projeto de transformação da muda em Bonsai.

    Nesse período  foi feita uma seleção primárias dos galhos existentes e pinçagem pra estimular o desenvolvimento dos brotos internos, ao tempo, definido Galho de sacrifício para melhorar a conicidade da planta.

    No final de agosto (foto5) foi iniciada uma alporquia com a finalidade de melhor aproveitamento do material e desenvolvimento do projeto. 15 dias depois da alporquia e pinçagem podemos ver o quanto brotou e desenvolveu nossa planta.

TERCeiro trimestre

  Nesse período, aconteceu um acidente aonde quebrou o pote original o que me obrigou a fazer um transplante de emergência onde preferi me utilizar da técnica da mamadeira pra auxiliar na educação do Nebari.

   

  Foi retirada a alporquia e a parte superior foi conectado ao trecho inicial do tronco, afim de dar um melhor aproveitamento do material e da qualidade da composição, criando uma linha de tronco mais interessante. 

   

  Estimulação das novas brotações de ramificações com desfolha e pincagem de broto apical.

   

  Seleção de galhos  e aramação primária, dando início ao desenvolvimento da formatação das copas e início do trabalho de madeira morta.

QUARTO trimestre

Nesse período, foi feita nova seleção de galhos e aramação das ramificações afim de criar os volumes das copas, adubação e tratamento de madeira morta.
 

 A proposta a partir deste momento começa a ser desvendada.
 

   Ainda tem muito trabalho pra ser feito, seguindo o planejamento.

QUINTO trimestre

 Nesse período foi removida a aramação dos galhos primários em seguida foi necessário uma nova seleção de brotos novos e uma nova aramação na brotação complementar.
 

Fortalecimento das raízes de alimentação com adubação.
 

Nesta fase priorizei a formação das ramificações das copas a fim de criar volumes com dinâmica e ritmo para a próxima etapa.

SEXTO trimestre

APRESENTAÇÃO FINAL

Nesse último trimestre a árvore foi plantada na rocha e no vaso. 
 

   Fiz poda para construir copas com volumes diferentes afim de valorizar a dinâmica e da linha de tronco, que se misturam aos seus jins.
 

    Uma árvore em movimento que se arrasta montanha a baixo, minha representação de "Jacaré".
 

     Além da árvore todo o conjunto foi criado exclusivamente para o projeto.
 

     -Vaso: Cerâmico Petrópolis, originalmente branco que recebeu uma pintura mais adequada que algo monocromático.
 

    -Rocha: Artificial com parede de  cimento  e massa musgo/turfa sobre tela metálica, pra criar o efeito de textura entrada de luz e sombra e tonalidades naturais na composição com a presença de musgos diversos.
 

     -Mesa: Pepe Display.
 

      Passado todo o período do concurso, chego muito feliz com o trabalho e desenvolvimento apresentado até aqui.
 

Obrigado!

bottom of page