top of page

EDUARDO

YUKIO

IMG_1310.JPG
medalhas png_edited.png

   Eduardo Yukio consagrou-se como campeão desta primeira edição do Concurso Marcelo Martins Rio de Janeiro

"A capacidade de abstração, de conceber a  expressão artística do futuro bonsai a partir do material que tinha em mãos,  propiciou ao Eduardo Yukio o arrojo de abrir mão da estrutura verde original a ser tranalhada,  para conduzir,  praticamente do zero,  e com muita sensibilidade,  uma nova estrutura muito harmoniosa em todo o conjunto."

MARCELO MARTINS

JURADO E HOMENAGEADO

primeiro trimestre

A ideia inicial do projeto era aproveitar a estrutura que a planta já possuía, fazendo um jin na porção superior da planta e trabalhando com o galho que a planta possuía depois da curva.
 

Porém para se atingir uma boa proporção da planta ao final do trabalho, optei por descartar a parte superior da planta através de uma poda drástica, trabalho com o broto que a planta ja possuía na base e com os novos brotos para a realização da nova copa.
 

A escolha da frente foi devido a boa base que a planta possui escondida no substrato conforme a foto extra que está sendo enviada. Entretanto, como havia sido comentado que a planta havia sido colocada a pouco tempo naquela bacia, optei por não fazer o transplante por hora. Foi feito então a retirada do substrato arenoso nas laterais do vaso e na parte superior e substituído para um substrato mais drenante para ajudar na aeração e drenagem do vaso aguardando um momento mais propício.
 

Portanto, a planta desde a poda vem sendo adubada para ganhar uma boa força, sendo colocada em local com uma maior incidência solar para que os galhos comessem a ser trabalhados.

Segundo trimestre

No período desde a última atualização, até o presente momento, me preocupei em estabelecer a estrutura da primária da planta.

  Visto que em primeiro momento, foi decidido retrabalhar a planta desde o início para se obter um melhor resultado em relação a proporcionalidade. A planta inicialmente era muito comprida, alta e não apresentava uma conicidade boa.

  Foi trabalhado então, os galhos primários e a criação de alguns galhos secundários na planta e o início da formação do que será o ápice.

  Na Foto01 (Frente) é possível observar que há um galho marcado com um pedaço de papel, este galho está sendo usado apenas para induzir o fluxo de seiva e ajudar engrossar essa parte inicial do novo tronco.

  Os galhos principais agora irão crescer livres por um tempo para que ganhem espessura e fiquem mais fortes.

  A planta vem sendo adubada com Basacote 16-08-12 para ganhar força nessa fase inicial e será transplanta nas próximas semanas, onde será trabalhado as raízes e será descoberta a base.

  A madeira morta será trabalhada apenas mais a frente, quando os galhos primários tiverem atingido a maturidade desejada para que o local onde o sharia for aberto, não atrapalhe o desenvolvimento dos galhos.

TERCEIRO trimestre

  Farei uma breve descrição dos procedimentos realizados na planta.
 

  Logo após o envio das fotos da segunda atualização, no dia 26 de setembro, foi realizado o transplante da planta para uma cuia 1 tamanho maior para auxiliar no desenvolvimento da planta, para um substrato composto por:
 

- Casca de arroz carbonizado (CAC);

- Substrato para floreira;

- Casa de cupim;

- Pedrisco;

- Caqueira.

 

  A composição foi feita para obter uma proporção de 60% de solo orgânico e 40% de solo inorgânico, mas mantendo uma boa drenagem e aeração do solo devido a utilização da CAC e da casa de cupim.
 

  Conforme é possível observar na FotoExtra01, a planta possuía raízes bem radiais  e que com o desenvolvimento, irão proporcionar um ótimo nebari.
 

  30 dias após o transplante, foi realizado a adubação com osmocote 16-08-12 com micro nutrientes para ajudar a engrossar os galhos principais, que foi o meu foco nesta etapa.

  Durante esse período, foram feitas, de forma intercalada, a cada 15 dias, aplicação de calda sufocálcica na proporção de 10 mL/L e de Fosway na proporção de 1,5 mL/L.
 

  No dia 13/12, a planta foi estilizada pela primeira vez, onde até então, os galhos eram aramados apenas para dar um movimento inicial.
 

  O objetivo agora que estamos na metade do concurso, é conseguir uma maior ramificação dos galho e para a próxima etapa, trabalhar a madeira morta, que para não gerar tanto estressa na planta, foi decidido não ser trabalhado no momento.

quarto trimestre

   As intervenções nesse semestre foram poucas. Logo após a estilização, a planta reagiu muito bem, emitindo uma brotação bem forte, o que foi necessário ter um pouco de atenção em determinados galhos que em menos de 1 mês já estavam começando a marcar.

 

   Logo depois, foram removidos os arames de todos os galhos e a planta foi deixada crescendo livre para ganhar força e depois de um tempo, começou a ser feito a poda de ramificação, objetivo dessa próxima etapa.

 

   Conforme foi relatado na ultima atualização, o trabalho de madeira morta foi feito para dar o acabando na parte onde havia sido feito a poda drástica. O trabalho foi feito com o auxílio de uma dremel, talhadeiras e com o uso de alicates. Desde então, a madeira vem sendo tratada com a utilização de calda sufocálcica pura. Além do trabalho de madeira morta, foi feita o reposicionamento de alguns pouco galhos e o fracionamento de alguns galhos do primeiro patamar.

 

   Igualmente ao meses anteriores, foram feitas, de forma intercalada, a cada 15 dias, aplicação de calda sufocálcica na proporção de 10 mL/L e de Fosway na proporção de 1,5 mL/L.

   

   Em relação a adubação, a utilização de adubos químicos foi suspensa e comecei a fazer a utilização de apenas adubo orgânico para conseguir compactar mais a planta nessa próxima etapa. 

   

   Foi realizado um ciclo com a utilização de Taegold em Fevereiro, e agora em Março, foi feito um novo ciclo de Taegold, entretanto com uma maior volume de adubo. No próximo ciclo está previsto a utilização do Biogold.

 

   Como falado anteriormente, nesse próximo semestre o foco vai ser em compactar a planta e ganhar uma maior ramificação para em que uma próxima estilização consiga fazer uma melhor definição dos volumes da planta.

quinto trimestre

Neste mês, os procedimentos na planta foram poucos.


Resolvi deixar a planta crescer livre para ganhar mais força para na próxima etapa poder receber a segunda estilização e já ser transplantada para o vaso do concurso.
 

A planta em si aparenta boa saúde, tendo um bom desenvolvimento nessa última atualização conforme a FotoExtra01, onde vem sendo aplicado apenas adubação orgânica com o uso do Taegold e do Biogold.
 

A repeito do entre nós, alguns galhos vem apresentando a redução significativa dos entre nós, motivo pelo qual vem sendo utilizado a adubação orgânica nesta etapa.
 

Igualmente ao meses anteriores, foram feitas, de forma intercalada, a cada 15 dias, aplicação de calda sufocálcica na proporção de 10 mL/L e de Fosway na proporção de 1,5 mL/L.
 

Como relatado anteriormente nesse texto, será feito nessa próxima e última atualização a segunda estilização da planta e o transplanta para o vaso que será utilizado na planta para apresentação do concurso.

sexto trimestre

APRESENTAÇÃO FINAL

Nesta última etapa tivemos algumas atualizações bem importantes para o concurso e desenvolvimento da planta.

 

De ante mão, agradeço a organização do concurso, os jurados, a todos os participantes e a todos aqueles que acompanharam o desenvolvimento do meu projeto nesses 18 meses de trabalho.

 

Em relação a adubação, não teve muita divergência do que vem sendo feito. Foi utilizada apenas adubação orgânica nesta últma fase, sendo utilizado biogold e fertfish active e o fertfish  endure a cada semana intercalando.

 

De maneira preventiva, foi realizado também a aplicação de calda sufolcálcica além da utilização do fosway. Foi utilizada também a calda sufocálcica de forma concetrada para tratar o trabalho na madeira.

Foi feita a segunda estilização da planta conforme a FotoExtra01, além do posterior transplante para o vaso definitivo.

 

Vale informar que a planta foi transplantada após a rebrotação da segunda estilização para aproveitar o máximo de tempo dentro do pote maior e esperar uma data mais próxima a primavera. Portanto, nesse transplante não foi feita uma nova desfolha e para cuida da saúde da planta, após o envase, a planta foi mantida em meia sombra por cerca de 15 dias e foi usado superthrive para ajudar na recuperação.

 

A escolha do vaso foi feita desde o inicio do concurso. Quando defini o projeto da planta, pensei em todas as proporções e se este vaso estaria adequado a planta. No fim, acabou ficando um belo conjunto e a planta e vaso casaram muito bem.

 

E para fotografar esta última etapa, foi utilizada um display do grande amigo Pepe que confeccionou essa mesa da maneira que eu havia projetado para essa planta, onde os detalhes combinaram perfeitamente com o vaso.

 

A planta em si, ainda tem trabalho para frente, acredito que em um espaço de tempo maior irei conseguir as ramificações que eu desejo para ajudar a compor melhor a copa e os volumes dos patamares. Mas agradeço novamente a todos que acompanharam este projeto até aqui!

bottom of page