top of page

LIDIA

SOBRAL

IMG_1311-Editar.JPG

primeiro trimestre

1) Rega em média 2 x semana, confesso que teve semana que só reguei 1 x.
 

2) Ambientação da planta na minha varanda/casa.
 

3) Transplante para bacia maior e troca de substrato, protegendo as poucas raízes que tinha, infelizente (talvez tenha faltado mais rega, mas as condições na ocasião não permitiram regas mais regulares - não foi opção/escolha foi o que deu para fazer).

           

   No substrato utilizei areia expandida (não sei o tamanho - material obtido na compra coletiva do grupo união bonsai) como base de tudo, cascalho (não sei o número - material obtido na compra coletiva do grupo união bonsai) próximo às raízes como segunda camada e floreira enriquecida com carvão triturado e CAC. Procedimento realizado somente no dia 07/06. Apostei em aguardar a ambientação da planta para realizar qualquer intervenção.

4) Adubação com Tae gold.
 

5) Retirada de alguns galhos da frente da planta, ressalto que só foram retirados os que mais me incomodavam para facilitar a visualização da frente que escolhi.

Segundo trimestre

Ações do Segundo Trimestre (jul-set 2020)

 

1) Rega em média 3 x semana.

2) Apenas realizei seleção de galhos. A planta sofreu com o transplante, perdi alguns galhos importantes do projeto inicial, as novas brotações surgiram somente nos últimos 15 dias, ainda amadurecendo qual será a melhor saída para o novo projeto após a perda dos galhos.

 

TERCeiro trimestre

1) Rega em média 3 x semana;

2) Realizado nova seleção de galhos, outros galhos foram perdidos, mas a planta dá sinais de recuperação como um todo com novas brotações;

3) Aramação e esboço do projeto desejado, alguns galhos provavelmente serão retirados e torcendo para que outros permaneçam vivos para melhor definição da planta;

4) Adubação trocada para osmocote e adição de CAC e floreira perdidos com a rega e efeito intenso dos ventos no último trimestre;

5) Preocupação com o intenso calor de dezembro- fevereiro, programando uma forma de aumentar a frequência das regas.

QUARTO trimestre

Ações do Quarto Trimestre (janeiro-março 2021)

 

1) Rega em média 3 x semana;
 

2) Realizado seleção de galhos, outros galhos foram perdidos;
 

4) Adubação mantida com osmocote;
 

5) Presença de praga na planta apesar do uso de calda preventiva, aumento na concentração da calda para tratamento e limpeza manual dos galhos.
 

Boa tarde Srs. organizadores
 

Em anexo as fotos da planta e resumo das ações realizadas.
 

Foto 1 Frente da planta

Foto 2 lado esquerdo

Foto 3 lado direito

Foto 4 fundo da planta

 

qUINTO trimestre

A comissão do Primeiro Troféu Marcelo Martins Rio de Janeiro agradece o empenho da bonsaísta Lidia Sobral que encerra sua participação a partir dessa fase do concurso.

bottom of page