top of page

sergio

torres

IMG_1304-Editar.JPG

primeiro trimestre

  • Intervenções realizadas em áreas pontuais, visando mais a limpeza da árvore, eliminando partes mortas, limo e sujeira da casca e de um pequeno uro localizado na parte de trás da árvore (foto 4);
     

  • Não realizei transplante/troca de substrato e/ou poda de raízes, por observar que a árvore ainda estava se recuperando do transplante inicial para o sorteio, realizado no evento de lançamento do Concurso.
     

  • O foco inicial foi fortalecer a árvore e sua estrutura fitossanitária, iniciando com poda de uma forte brotação lateral em sua base, adubação e regas regulares, resultando em um maior número de ramificações e aumento no tamanho dos novos entrenós e folíolos.

Segundo trimestre

  Poda de galhos com pouca ramificação ou que apresentaram retração de seiva. Brotação intensa após adubação com chorume com índice balanceado de nitrogênio (Ph 5,5) e boa microbiota para um solo relativamente pobre (pedrisco e caqueira em sua maioria), objetivando melhor absorção de micronutrientes (Ca, N, P, K, Cu) fornecendo à árvore boa condição nutricional e resistência a pragas; 

  Realizadas podas seletivas em galhos, visando estruturar ramificações secundárias e terciárias para posterior condução por meio de aramação e poda seletiva. (fotos 1 a 3, 5);

 

  Árvore com estrutura fitossanitária equilibrada para início de intervenções mais intensas a fim de seguir a modelagem conforme esboço do proprietário. Regas regulares e boa exposição ao sol foram consideradas essenciais à síntese de nutrientes e viçosidade da pequena árvore.

 

TERCeiro trimestre

Relatório :

● Adubação intercalada, sendo: orgânica - 15-set a 14-nov, com chorume com índice balanceado de nitrogênio (Ph 5,5) e boa microbiota; química - 15-nov a 14-dez, com Basacote NPK-16-8-12+2 (micronutrientes). Árvore saudável, apresentou pouca perda de galhos por retração de seiva, o que foi compensado por brotação vigorosa.


● Realizada apenas limpeza de brotação terciária e de seções com retração de seiva, advindas da úlma poda para ramificação há cerca de dois meses.

● Regas regulares e boa exposição ao sol foram consideradas essenciais à síntese de nutrientes e viçosidade da pequena árvore. Distribuição das ramificações pode ser observada em foto flap top (n∘ 5)

QUARTO trimestre

A comissão do Primeiro Troféu Marcelo Martins Rio de Janeiro agradece o empenho do bonsaísta Sergio Torres que encerra sua participação a partir dessa fase do concurso.

bottom of page