top of page

LEONARDO

ANDRADE

IMG_1327.JPG

Leonardo Andrade conquistou a sétima posição desta primeira edição do Concurso Marcelo Martins Rio de Janeiro

primeiro trimestre

Devido ao fato de a plante estar bastante debilitada, no dia do sorteio, resolvi não mexer em raiz no momento, trabalhando apenas com adubação, para aguardar um momento mais propício, para troca de substrato e seleção de nebari. (utilizado somente adubação orgânica)
 

Fiz inicialmente uma poda, para seleção de galhos que irão compor a estrutura de minha planta.
 

Obs.: Mesmo tendo essa precação, a planta tem mostrado uma evolução muito lenta, acredito ser por causa do substrato inapropriado em que se encontra.
 

Com relação as fotos, a denominada com “FOTO 3 ( LADO ESQUERDO)” , se encontra vista por cima, devido a inclinação do vaso, se fosse tirado na mesma posição das outras três, seria visto praticamente, somente o fundo do vaso de treinamento.

Segundo trimestre

Intervenções feitas:

  Logo após o envio das fotos para avaliação do primeiro trimestre, achei melhor, fazer o transplante da planta, e aproveitei também para reposicionar, mais próximo do projeto que possuo em mente. Percebendo assim que a mesma, possuía pouquíssimas raízes, então optei por colocar em areia grossa, para tentar uma recuperação da planta!

  Após recuperada, voltei com a adubação, para agora sim, começar a desenvolver de forma saudável.

Porém, devido ao momento que foram feitas as intervenções, inverno, não foi possível fazer trabalhos muitos estruturais, foi feito:
 

  • Reposicionamento.
     

  • Inicio de trabalho de nebari, posicionando as poucas raízes que a planta possuía, para dar inicio a formação de nebari.
     

  • Dois galhos para sacrifício, 1 na parte superior e 1 na parte inferior da planta, selecionados em branco (ver fotos).

TERCeiro trimestre

Intervenções feitas:

  Continuei com as ações de praxe, como rega, adubação, aplicação de inseticida e calda sulfocálcica, porém, nenhuma intervenção estrutural, devido a falta de resposta da planta, praticamente sem brotações.

A mais ou menos 15 dias, comecei a ver sinal de brotações, após uma desfolha e interrupção de seiva para o galho de sacrifício presente nas fotos, consequentemente, um tempo depois, começaram as brotações como descrito anteriormente!

QUARTO trimestre

Intevenções feitas:
 

  • Devido ao fato de a plante estar bastante debilitada, no dia do sorteio, resolvi não mexer em raiz no momento, trabalhando apenas com adubação, para aguardar um momento mais propício, para troca de substrato e seleção de nebari. ( utilizado somente adubação orgânica )
     

  • Fiz inicialmente uma poda, para seleção de galhos que irão compor a estrutura de minha planta.
     

Obs.: Mesmo tendo essa precaução, a planta tem mostrado uma evolução muito lenta, acredito ser por causa do substrato inapropriado em que se encontra.

Com relação as fotos, a denominada com “FOTO 3 ( LADO ESQUERDO)” , se encontra vista por cima, devido a inclinação do vaso, se fosse tirado na mesma posição das outras três, seria visto praticamente, somente o fundo do vaso de treinamento. 

QUINTO trimestre

Intervenções feitas:

   Tenho mantido uma adubação constante, intercalando entre química e orgânica, para tentar buscar o melhor da planta, que mesmo em um momento de evolução mais lenta, tenho obtido boa resposta com boa brotação, dando prosseguimento em meu trabalho. Neste período, fiz também uma poda de ramificação, para que possa, ao fim do inverno, estar passando a planta para o vaso definitivo e com certeza, apresentando um belo trabalho, mesmo com todas as dificuldades ao longo do processo! 

   Com isso, sigo firme e forte, com o intuito de apresentar um belo trabalho!

SEXTO trimestre

APRESENTAÇÃO FINAL

Intervenções feitas:

   Durante esse sexto trimestre, mantive adubação constante, no intuito de preparar a planta para o envase, buscando uma boa recuperação da mesma!
 

   O transplante, foi realizado no dia 20 de agosto, sigo tendo boa recuperação, com as brotações desejadas, algumas leves retrações, mas tudo dentro da normalidade da espécie. Porém, não consegui obter recuperação completa a tempo da apresentação da planta para os senhores jurados, logo a planta continua aramada!
 

   Contudo, estou feliz em conseguir concluir o concurso, e demonstrar nessa ultima apresentação, um esboço do que foi planejado para a mesma!

bottom of page