top of page

robson

dias

Robson nasceu e mora em Belém do Pará, tem 38 anos e é engenheiro civil.

É associado da União Bonsai Pará desde 2021 e já teve oportunidade de participar de curso básico e oficinas sobre técnicas para cultivo de bonsais. Começou o início de seu interesse pela arte através de uma matéria que viu na TV sobre esse assinto, o que despertou sua curiosidade e vontade de saber mais a respeito.

 

"Fazer Bonsai representa uma paixão e traz benefícios como paciência, calmaria para mente e satisfação pessoal de ver a evolução das plantas com o passar do tempo."

primeiro trimestre
abr-mai-jun/2023

Intervenções feitas na planta:

1 – Troca de recipiente, inserção de mais substrato e adubação

2 – Logo após a primeira intervenção e com a vinda de mais brotações na planta, foi executada poda drástica no tronco afim de diminuir a dimensão da planta e futuramente se criar uma arvore com mais robustez de tronco.

SEGUNDO trimestre
JUL-AGO-SET/2023

Após a poda drástica realizada no segundo trimestre, foi feita adubação da planta e condução das novas brotações, evitando o desenvolvimento de brotações em locais que não farão parte do projeto, assim evitando cicatrizes excessivas.

 

Os galhos que vão compor o projeto, no momento encontram-se em crescimento livre para que ganhem robustez na base.

 

Até o momento a planta ainda não brotou um galho de fundo, mas estou estudando procedimentos para obtê-lo, e além disso uma brotação de galho no primeiro terço da planta.

terceiro trimestre
abr-mai-jun/2023

Foi realizada adubação, aramação de novos galhos, bem como retiradas de brotações em  locais indesejados que não farão parte do projeto.
 

No momento os galhos serão conduzidos em crescimento livre afim de das robustez na sua base e passar a ideia de uma árvore "forte".

Ocorreu também a brotação de um galho no primeiro terço da planta, o qual será o primeiro galho da mesma, fiz uma aramação previa que será retirada o mais breve possível e o galho continuara seu crescimento livre até ganhar proporção adequada.

bottom of page