ALAN
CAETANO
Alan Caetano conquistou a quinta posição desta primeira edição do Concurso Marcelo Martins Rio de Janeiro
primeiro trimestre
Nessa etapa foi feita a desfolhas parcial e transplante em substrato mais equilibrado e drenante para melhorar o desenvolvimento das raízes e crescimento da Planta.
Segundo trimestre
Passada a fase de replantio para um substrato mais adequado, foi iniciada uma adubação organomineral sólida combinada com líquida afim de fortalecer a planta o que já começou a apresentar os resultados e com isso me possibilitou a iniciar o projeto de transformação da muda em Bonsai.
Nesse período foi feita uma seleção primárias dos galhos existentes e pinçagem pra estimular o desenvolvimento dos brotos internos, ao tempo, definido Galho de sacrifício para melhorar a conicidade da planta.
No final de agosto (foto5) foi iniciada uma alporquia com a finalidade de melhor aproveitamento do material e desenvolvimento do projeto. 15 dias depois da alporquia e pinçagem podemos ver o quanto brotou e desenvolveu nossa planta.
TERCeiro trimestre
Nesse período, aconteceu um acidente aonde quebrou o pote original o que me obrigou a fazer um transplante de emergência onde preferi me utilizar da técnica da mamadeira pra auxiliar na educação do Nebari.
Foi retirada a alporquia e a parte superior foi conectado ao trecho inicial do tronco, afim de dar um melhor aproveitamento do material e da qualidade da composição, criando uma linha de tronco mais interessante.
Estimulação das novas brotações de ramificações com desfolha e pincagem de broto apical.
Seleção de galhos e aramação primária, dando início ao desenvolvimento da formatação das copas e início do trabalho de madeira morta.
QUARTO trimestre
Nesse período, foi feita nova seleção de galhos e aramação das ramificações afim de criar os volumes das copas, adubação e tratamento de madeira morta.
A proposta a partir deste momento começa a ser desvendada.
Ainda tem muito trabalho pra ser feito, seguindo o planejamento.