EDUARDO
YUKIO


Eduardo Yukio consagrou-se como campeão desta primeira edição do Concurso Marcelo Martins

"A capacidade de abstração, de conceber a expressão artística do futuro bonsai a partir do material que tinha em mãos, propiciou ao Eduardo Yukio o arrojo de abrir mão da estrutura verde original a ser tranalhada, para conduzir, praticamente do zero, e com muita sensibilidade, uma nova estrutura muito harmoniosa em todo o conjunto."
MARCELO MARTINS
JURADO E HOMENAGEADO
primeiro trimestre
A ideia inicial do projeto era aproveitar a estrutura que a planta já possuía, fazendo um jin na porção superior da planta e trabalhando com o galho que a planta possuía depois da curva.
Porém para se atingir uma boa proporção da planta ao final do trabalho, optei por descartar a parte superior da planta através de uma poda drástica, trabalho com o broto que a planta ja possuía na base e com os novos brotos para a realização da nova copa.
A escolha da frente foi devido a boa base que a planta possui escondida no substrato conforme a foto extra que está sendo enviada. Entretanto, como havia sido comentado que a planta havia sido colocada a pouco tempo naquela bacia, optei por não fazer o transplante por hora. Foi feito então a retirada do substrato arenoso nas laterais do vaso e na parte superior e substituído para um substrato mais drenante para ajudar na aeração e drenagem do vaso aguardando um momento mais propício.
Portanto, a planta desde a poda vem sendo adubada para ganhar uma boa força, sendo colocada em local com uma maior incidência solar para que os galhos comessem a ser trabalhados.
Segundo trimestre
No período desde a última atualização, até o presente momento, me preocupei em estabelecer a estrutura da primária da planta.
Visto que em primeiro momento, foi decidido retrabalhar a planta desde o início para se obter um melhor resultado em relação a proporcionalidade. A planta inicialmente era muito comprida, alta e não apresentava uma conicidade boa.
Foi trabalhado então, os galhos primários e a criação de alguns galhos secundários na planta e o início da formação do que será o ápice.
Na Foto01 (Frente) é possível observar que há um galho marcado com um pedaço de papel, este galho está sendo usado apenas para induzir o fluxo de seiva e ajudar engrossar essa parte inicial do novo tronco.
Os galhos principais agora irão crescer livres por um tempo para que ganhem espessura e fiquem mais fortes.
A planta vem sendo adubada com Basacote 16-08-12 para ganhar força nessa fase inicial e será transplanta nas próximas semanas, onde será trabalhado as raízes e será descoberta a base.
A madeira morta será trabalhada apenas mais a frente, quando os galhos primários tiverem atingido a maturidade desejada para que o local onde o sharia for aberto, não atrapalhe o desenvolvimento dos galhos.