CLEBER
MARINO
Cleber é carioca e morador no Rio de Janeiro, tem 49 anos e é engenheiro de telecomunicações.
Começou seu interesse pelos bonsais em 2020 durante o período de isolamento da pandemia, tendo seus primeiros contatos com a arte por intermédio de vídeos na Internet.
É sua primeira experiência num concurso de bonsais.
"Controle de Ansiedade, calma, tranquilidade e conexão com a Natureza."
primeiro trimestre
ABR-MAI-JUN/2023
Nesse trimestre, decidi por não fazer intervenções bruscas na planta, para que a mesma se adapte ao novo micro-ambiente, e tenha mais saúde nos próximos meses.
Desta forma, foi feita apenas um transplante de substrato, e uma seleção inicial de galhos.
SEGUNDO trimestre
JUL-AGO-SET/2023
Na 1a fase essa fase, decidi por não fazer intervenções bruscas na planta, para que a mesma se adapte ao novo "micro-ambiente", e tenha mais saúde nos próximos meses, onde eu apenas realizei um transplante de substrato mais aerado, e uma seleção inicial de galhos. Já nessa 2a fase, a planta não reagiu como eu esperava, talvez pelo inverno, então, e dessa forma, fui um pouco mais radical, e decidi fazer uma desfolha total, e também optei pela remoção de um grande galho mais alto e mais grosso que não esteva me agradando, pois me parecida muito alongado... Espero tirar mais proveito de um interessante Nebari e torcer para ter novas e intensas brotações nesse verão.
A planta ainda não me mostrou o seu caminho, mas com paciência e uma longa jornada, vamos decidindo onde iremos chegar juntos.
TERCEIRO trimestre
OUT-NOV-DEZ/2023
Relembrando rapidamente a cronologia deste pre-bonsai, onde no 1o trimestre foi feita a adaptação no novo micro-ambiente, e no 2o trimestre uma intervenção brusca para novo direcionamento da planta, e nesse 3os trimestre, foi priorizada a saúda da planta, onde a árvore está respondendo muito bem ao planejamento, com muitas novas ramificações e novas possibilidades, que antes não existiam.
Espero em breve ter um futuro interessante nesse longo caminho...
QUARTO trimestre
JAN-FEV-MAR/2024
Dando continuidade na condução da planta, onde inicialmente foi feita uma limpeza, poda superficial, troca de substrato, troca para um vaso maior, tudo no intuito de melhorar a saúde da planta, que vem mostrando resultados satisfatórios, vide o galho de sacrifício que já passou de 1 metro de altura.
Espero que a planta continue crescendo bem, para que nos próximos meses, já comece a ser feito um trabalho de modelagem do desenho planta.
Obs: Não gosto de usar a técnica de armação em pitecos, ainda mais na fase de crescendo/engorda, pois o mesmo pode deixar marcas significativas nos galhos. Desta forma, a condução do desenho, está sendo feita apenas na técnica da poda.
A planta ainda não me mostrou o seu caminho, mas com paciência e uma longa jornada, vamos decidindo onde iremos chegar juntos.