top of page

EDUARDO

YUKIO

Eduardo tem 30 anos, é engenheiro, carioca e atualmente mora na cidade de Niterói, 

Associada da União Bonsai do Rio de Janeiro desde 2019, é aluno na 
Escola Bonsai Tropical Brasil. Começou na arte do bonsai em 2018 quando ganhou de presente de aniversário uma Caliandra rosa comprada no Bonsai da Carioca.

Eduardo foi o grande vencedor do 1° Troféu Marcelo Martins Rio de Janeiro e vem com tudo para gravar pela segunda vez seu nome no Troféu definitivo do Concurso.

"Fazer Bonsai é expressar o meu ponto artístico além de ajudar a controlar a ansiedade e promover a paciência para saber aguardar os momentos de intervenção".

17 - Eduardo Yukio.jpeg

primeiro trimestre
ABR-MAI
-JUN/2023

Nesta primeira etapa do concurso, foi realizada a aclimatação da planta após o sorteio e recebimento da mesma, sendo feito em 2 de abril o transplante, onde a planta se encontra basicamente em um substrato composto por areia e terra.
 

O objetivo desse transplante foi verificar como estava o nebari da planta e também fornecer um substrato de melhor qualidade para o seu desenvolvimento.
 

O substrato foi elaborado com uma composição de casca de arroz carbozinado, casa de cupim, pedrisco de rio, caqueira e um pouco de substrato de floreira.

Para melhorar o nebari, foram feitas pequenas incisões na casca, sendo passado Ácido Indol Butílico (AIB) e depois recoberto com musgo esfagno, onde este irá permanecer até o desenvolvimento das novas raízes.

Após o transplante, a planta ficou em meia sombra para se recuperar, sendo colocada em Sol pleno após 15 dias.
 

Depois de 30 dias do transplante, foi iniciada a adubação, em pequenas doses utilizando o Biogold para ajudar na nova brotação. No inicio de Junho, os galhos que não seria utilizados no projeto foram removidos, realizando uma nova adubação com Basacote, com o intuito de preparar a planta para o primeiro trabalho.
 

Em 10 de junho, onde as gemas já começavam a apresentar sinais de brotação, foi realizado o primeiro trabalho na planta, sendo feito o posicionamento de alguns galhos que irão compor a planta e também criando o que seria a parte da madeira morta.

Neste primeiro momento, escolhi não realizar o trabalho no restante da madeira morta, onde esta, será refinada em um próximo momento após a recuperação da planta deste primeiro trabalho.
 

Para a próxima etapa, o foco será no desenvolvimento dos galhos e na maturidade do desenho planejado.

SEGUNDO trimestre
JUL-AGO-SET/2023

Neste segundo trimestre, o objetivo foi o desenvolvimento de alguns galhos com o objetivo de dar maior harmonia ao desenho planejado. Desta forma, a adubação orgânica com a utilização do Biogold foi mantida, sendo adicionado também outros porta adubos com o Basacote 15-09-12 para melhor desenvolvimento destes galhos e a planta como um todo.

 

O galho principal que irá compor o ápice foi deixado crescendo de forma livre até que atinja o calibre desejado - conforme a Foto Extra 01. A ideia é que ele seja, sendo podado ao fim desta etapa para que novas brotações surjam gissem, colaborando para o desenvolvimento da árvore e do que é esperado para o projeto.

 

Conforme relatado na atualização passada, a madeira morta foi melhor trabalhada nesta etapa, onde alguns pontos de podas antigas precisaram ser escavados para retirada de toda madeira que jáa apresentava sinais de podridão, para que fosse assim tratada com calda sulfocálcica para preservação da madeira.

 

Com relação a aramação, foi feito um primeiro posicionamento para alguns galhos que compõem o primeiro galho. O primeiro galho teve apenas uma leve aramação de posicionamento de alguns galhos. Como o objetivo desta etapa era o desenvolvimento dos galhos, optou-se por não desfolhar a árvorearvóre, sendo assim, onde a aramação e melhor posicionamento dos demais galhos será realizado futuramenteem uma etapa futura.

 

Para a próxima etapa, o objetivo será criar novas ramificações que irão compor o projeto como um todo, já desenhando a árvore para a forma desejada.

TERCEIRO trimestre
OUT-NOV-DEZ/2023

O objetivo deste semestre, conforme relatado na última atualização, foi criar novas ramificações e amadurecer alguns galhos principais.
 

Como é possível observar nas fotos, a copa já apresenta um maior volume e a estrutura da árvore já está mais desenvolvida. Alguns galhos, como o primeiro galho, tiveram pouco desenvolvimento, e portanto, o galho de sacrifício ainda foi mantido, enquanto os galhos do ápice terão seu crescimento controlado a partir desta etapa.

A manutenção da adubação neste período foi feita exclusivamente por Biobokashi, onde a partir desta etapa, não pretendo utilizar mais a adubação por meio do osmocote, e utilizar uma gama maior de outros adubos a fim de complementar as demais necessidades da planta.

Previamente a data das fotos, foi feita um desfolha total em 5 de novembro, onde a planta foi totalmente aramada e estilizada conforme a Foto Extra 01.

Posteriormente, após a brotação, foi feita uma nova aramação nos novos galhos e também o reposicionamento do ápice para que pudessem ser tiradas as fotos para esta etapa.

O resultado, é apresentado nas fotos em anexo e como objetivo da próxima etapa, será o melhor preenchimento das copas e uma melhor proporcionalidade de alguns galhos que ainda não chegaram no ponto ideal para o projeto.

SITIO ESTACAO VERDE.png
PEPE BONSAI DISPLAY.png
HITEC BONSAI.png
STORRES ESTOJOS ARTEZANAIS.png
FLAVIO CERAMICA ARTEZANAL.png
FILHOTAO DE CUTELEIRO.png
bottom of page