top of page

MÁRCIA

RIBEIRO

Márcia mora na cidade do Rio de Janeiro, tem 60 anos e é industriária.

É associada da União Bonsai do Rio de Janeiro desde 2018, tendo já estudado na Escola Bonsai Shizen. Começou seu interesse e prática na arte do bonsai no ano 2000.

Márcia conquistou a medalha de prata finalizando em segundo lugar no 1 Troféu Marcelo Martins Rio de Janeiro e é forte concorrente para essa nova edição.

Para ela trabalhar em seus bonsais é resumido em uma única palavra:

"Meditação".

04 - Márcia Ribeiro.jpeg

primeiro trimestre
ABR-MAI-JUN/2023

O transplante precisou ser feito no mesmo dia do sorteio porque no retorno para casa, no cesto da bicicleta, o substrato seco escorreu quase todo pelos furos com a trepidação.
 

A foto extra 01 mostra o motivo da opção pelo alporque. Já estão surgindo raízes. Infelizmente não gosto da técnica de construção de rocha sob a planta, mas poderia ser outra solução.
 

A foto extra 02 mostra o projeto provável elaborado em 29/04/23.
 

Para as fotos obrigatórias o stand quadrado é que foi sendo girado em 90°. A planta permaneceu sempre na mesma posição sobre ele. Foi necessário nivelar o vaso para a vista da direita (foto 02).

SEGUNDO trimestre
JUL-AGO-SET/2023

Em meados de agosto, a posição da planta no vaso foi corrigida com o mínimo de perturbação do torrão, que já começa a se consolidar.

 

Com o desenvolvimento indo bem, o foco tem sido o controle do crescimento dos galhos para ajuste dos calibres e estimulação da ramificação.

 

Foi aramada em 19 de setembro sem desfolha. Os galhos foram posicionados seguindo o projeto e movimentados com mais atenção na seção mais próxima a origem. O trecho mais externo dos galhos foi movimentado mais no sentido de encurtamento (um pouco de guruguru) para caber na foto, já que serão podados depois que engrossarem. Um galho à esquerda já bem ramificado infelizmente foi parcialmente perdido. Já surgiram novas brotações que terão que alcançar as demais.

 

O alporque tem permanecido envolto em papel alumínio (retirado para a sessão de fotos) para bloqueio da luz. As raízes já atingiram o substrato conforme mostra a Foto Extra 1.

 

A adubação química (Osmocote) substituiu a orgânica em julho. Mantida a adubação foliar.

 

A planta segue saudável, com bom desenvolvimento e com folhagem alta e aberta quando sob a luz do Sol.

terceiro trimestre
out-nov-dez/2023

Com o objetivo de fortalecer a planta para suportar o saque do alporque, em outubro/23 o filme de PVC e boa parte do esfágno foram cuidadosamente removidos e substituídos por um vaso feito com garrafa PET pintada de preto; o qual foi preenchido com substrato composto somente por caqueira e figos secos triturados. Em meados de novembro foi acrescentado o Osmocote.

 

A planta respondeu com a exuberante massa verde mostrada na FOTO EXTRA 01. O saque do alporque (vide FOTO EXTRA 02) foi feito em 16/12/23. A massa verde foi então reduzida ao máximo, já com foco no ajuste do calibre dos galhos, para reduzir a carga de trabalho das raízes do alporque.

 

As fotos das 4 vistas datam de hoje, 29/12/23. O trauma da intervenção há apenas 13 dias foi minimamente sentido. No transplante para o vaso definitivo talvez já seja possível começar a expor o novo nebari.

QUARTO trimestre
jan
-fev-mar/2024

A planta teve ótima recuperação pós saque do alporque. Foi-lhe permitido brotar livremente durante quase todo o trimestre, com controle somente de arames e poucos apicais; nem mesmo as brotações erradas foram removidas. Quase 100% de descanso e adubação orgânica mais frequente. 

 

Os galhos longos, exceto o de sacrifício, já com bom calibre foram encurtados na 6a. feira, dia 29, só o suficiente para que coubessem nas fotos. 

 

Os cortes e bifurcações foram trabalhados com a Dremel, sendo a intervenção mais expressiva na parte de trás ( FOTO EXTRA 1). O corte era reto e pontudo na parte mais baixa. As intervenções menores estão da FOTO EXTRA 2. Peço desculpas por não ter conseguido deixar as fotos extras mais quadradas do que estão. 

 

Se conseguir levar a cabo, o projeto final será meu primeiro Penjing. Fiz vários desenhos e  até um ensaio de maquete, mas, por mais que pesquisasse, não encontrei nenhum trabalho parecido na web. Isto acendeu o alerta para a possibilidade de não agradar a alguns e acabar me custando pontuações, mas pretendo levar adiante mesmo assim.

(NOTA DA COMISSÃO: Fotos Extras 01 e 02 não foram publicadas por infringirem as regras definidas no Edital)

SITIO ESTACAO VERDE.png
PEPE BONSAI DISPLAY.png
HITEC BONSAI.png
STORRES ESTOJOS ARTEZANAIS.png
FLAVIO CERAMICA ARTEZANAL.png
FILHOTAO DE CUTELEIRO.png
bottom of page