top of page

NELSON

FERNANDES

Nelson é nascido e morador da cidade do Rio de Janeiro, tem 59 anos e trabalha como analista de tecnologia.

É associado da União Bonsai Rio de Janeiro e aluno da Escola Bonsai Tropical Brasil. Seu interesse pela arte é antigo, porém começou a se dedicar com mais afinco a partir de 2020, procurando uma forma de ocupar seu tempo em casa e por reconhecer na atividade uma forma artística peculiar com íntima ligação com a natureza.

É sua primeira experiência num concurso de bonsais.

 

"É uma oportunidade de me expressar artisticamente através de um elemento vivo, com momentos de relaxamento mental e aprendizado de novas técnicas."

01 - Nelson Fernandes.jpeg

primeiro trimestre
ABR-MAI-JUN/2023

Logo ao receber a planta foram realizadas podas aéreas, segundo projeto definido, a fim de reduzir o tamanho total da planta, aumentar a conicidade de tronco e eliminar galhos indesejados ao projeto, o que direcionará a energia da planta para os galhos adequados.

Foi escolhido e aramado um galho para continuidade da linha de tronco e favorecimento de sua conicidade, sendo futuro "galho de sacrifício" para aumento de diâmetro do tronco.
 

Está sendo observado e tratado o aumento de diâmetro dos galhos inferiores, buscado proporções adequadas em relação aos galhos superiores.


O corte no tronco para redução de tamanho foi realizado com inclinação de forma que a cicatriz ficasse voltada para a parte de trás da planta.

Após as podas aéreas iniciais foi feito o transplante para aproveitar ao máximo o tempo em substrato adequado, que será levado para o vaso definitivo no período devido, bem como a poda das raízes para estimular a ramificação fina mais próxima ao tronco e garantir o maior tempo possível para sua recuperação e retorno de crescimento.

Foi utilizado substrato com granulometria condizente com o porte da planta.

Para o estímulo de ramificação fina das raízes, também foi usado um escorredor pequeno como vaso temporário. O escorredor foi colocado sobre substrato em vaso maior (técnica da "mamadeira"), a fim de facilitar o crescimento da planta, considerando o curto prazo de desenvolvimento e trabalho até o final do concurso.

SEGUNDO trimestre
JUL-AGO-SET/2023

Aproveitando-se o período de início da primavera, foi feita a desfolha praticamente completa para nova seleção e posicionamento dos galhos especialmente para o vaso definitivo que será usado. Isto foi necessário devido ao formato peculiar do vaso definitivo, onde a planta deverá estar rigorosamente bem encaixada.

 

Não foi feita desfolha completa no primeiro galho para o direcionamento de energia, priorizando seu engrossamento.

 

Também nesta época, aproveitou-se para o corte de duas raízes grossas mais longas.

 

A foto extra 01 mostra como o tipo de substrato e uso do escorredor favoreceu uma abundante massa radicular fina próxima ao tronco e com dimensões adequadas ao transplante para o vaso definitivo futuramente.

 

A adubação foi constante e frequente em todos os meses, desde o segundo mês do concurso, para estimular ao máximo o desenvolvimento da planta, mesmo que durante o inverno seu aproveitamento não fosse completo. Contudo, notou-se novas brotações e crescimento em todos os meses. Após a manipulação das raízes, neste trimestre, evitou-se a adubação por 3 semanas para o restabelecimento radicular.

 

Apesar de desde o início a planta ter sido colocada em um escorredor apenas com seu fundo em contato com o substrato do vaso maior, neste período elevou-se um pouco o escorredor aumentando do volume do vaso, já que não haverá nova intervenção radicular até os últimos meses do concurso, com o transplante definitivo.

 

Durante todo o período, foram controladas as brotações de alguns galhos, dando preferência ao direcionamento de energia a determinados galhos, como por exemplo, o primeiro galho que necessita aumento de diâmetro.

TERCEIRO trimestre
OUT-NOV-DEZ/2023

Neste período os arames para posicionamento de galhos colocados no período passado foram sendo retirados ao longo do tempo, conforme mostrava-se necessário para que os galhos não ficassem marcados. Foi feita uma tração para manter um dos galhos em posição mais baixa.

 

A estrutura considerando o tronco e galhos primários da árvore já está estabelecida, com conicidade desejada no tronco.

 

Ainda está sendo trabalhado o posicionamento adequado dos galhos, bem como buscando-se maior calibre para o primeiro galho. Um dos galhos na parte da esquerda está sendo deixado crescer livre para possibilitar um posicionamento futuro integrado ao vaso que será usado.

 

Estou iniciando agora um trabalho mais direcionado para maior ramificação de galhos com podas adequadas.

 

A Adubação continua constante utilizando adubos orgânicos e Fosway.

.

SITIO ESTACAO VERDE.png
PEPE BONSAI DISPLAY.png
HITEC BONSAI.png
STORRES ESTOJOS ARTEZANAIS.png
FLAVIO CERAMICA ARTEZANAL.png
FILHOTAO DE CUTELEIRO.png
bottom of page