RENATO
NUNES
Renato é carioca e mora no Rio de Janeiro, tem 30 anos e trabalha como adestrador de cães.
É associado da União Bonsai Rio de Janeiro desde 2022 e começou a sua prática em 2020 com pequenos "pré-bonsais" comprados em supermercado.
"Comparo o bonsai como uma arte marcial. Bonsai me deu outra perspectiva de "tempo" em relação a natureza e o tempo das coisas em tudo na nossa vida.
Paciência e é devagar que chegamos lá."
primeiro trimestre
ABR-MAI-JUN/2023
Primeiramente foi realizado um falso transplante para um vaso redondo. Em busca de visualizar algum estilo fiz uma poda na copa e poder galhos que não ficaríamos projeto.
Após selecionar os galhos que teriam potencial, deixei um galho de sacrifício para ser a copa futuramente.
SEGUNDO trimestre
JUL-AGO-SET/2023
Após observar a recuperação da planta depois da primeira intervenção percebi um atraso no desenvolvimento. Acredito que ela sentiu as baixas temperaturas do inverno.
Fiz aplicação de enraizador, afim de ajudar na saúde radicular e adubei com Osmocote. Retirei os arames e vou aguardar o crescimento de novas brotações para poder ter uma noção de o que a planta vai me oferecer.
terceiro trimestre
out-nov-dez/2023
Após a chegada da primavera a planta se recuperou muito bem.
Deixei os galhos crescerem até o ponto de podar novamente para começar a formar a primeira ramificação.
Foi mantida a frente da planta como era o projeto inicial.
Tudo me indica que a planta está bem inclinada para um estilo mais naturalista, porém ainda pode haver alguma mudança futuramente.
Vou aproveitar que brotou um galho novo bem na posição de " primeiro galho", e deixarei engrossando para ver se harmonizará com o projeto no futuro.
QUARTO trimestre
JAN-FEV-MAR/2024
Após o desenvolvimento do projeto ao longo da última intervenção, foi foi podado os galhos que cresceram após a primeira ramificação e descartadas as brotações que não faziam parte do projeto.
Resolvi descartar também uma primeira brotação (na parte de baixo da planta) que se tornaria o "primeiro galho", pois acredito que não daria tempo até o final do concurso para ele engordar o suficiente para harmonizar como "primeiro galho". Deixando assim o galho subsequente que já tinha mais conicidade como o primeiro galho. Foi feito uma aramação para direcionando os galhos para dar sentido ao projeto e desenvolver as ramificações seguintes até o próximo trimestre já pensando no transplante futuro para o vaso "definitivo".