top of page

ALAN

CAETANO

Alan é carioca e mora no Rio de Janeiro, tem 42 anos e é engenheiro civil.

Participante da União Bonsai Rio de Janeiro desde 2015 e aluno da Escola Bonsai Tropical Brasil, começou a prática do bonsai em 2013 tendo sido influenciado pela exposição da arte no filme "Caratê Kid", sendo também praticante dessa arte marcial japonesa.

Alan obteve a quinta colocação no 1° Troféu Marcelo Martins Rio de Janeiro de Bonsai e vem com boa experiência para essa edição

 

"Cuidar de material vivo representa amor e humanidade, em especial o Bonsai proporciona disciplina, paciência e desenvolvimento, além de outros benefícios pessoais."

15 - Alan Caetano.jpeg

primeiro trimestre
ABR-MAI-JUN/2023

Neste momento foram feitos:
 

Definição posicionamento para o plantio da árvore em substrato com maior capacidade de desenvolvimento, melhorando a visualização da conicidade, da sinuosidade da linha de tronco e o estudo do projeto que será desenvolvido durante o Concurso Marcelo Martins2023;
 

Arrumação das raízes para melhorar visual a distribuição do Nebari;
 

Poda e seleção dos galhos e brotações que irão compor a copa da árvore;
 

Adubação preliminar para ajudar no desenvolvimento de novos galhos.

 

   ... Seguirei com os trabalhos de madeira morta, aramação e estilização nos próximos meses. No momento a fase é de recuperação e desenvolvimento.

SEGUNDO trimestre
JUL-AGO-SET/2023

Neste período, em aproveitamento da estação de Inverno, que no Rio de Janeiro  não chegamos a ter mais que 30 dias de frio ( Temperatura abaixo de 15°), ainda assim é o período aonde a árvore desenvolve menos.

Considerando, aproveitei a boa resposta ao replantio  para fortalecer o enraizamento e brotação  através de adubação e seleção de galhos para o desenvolvimento do projeto e da estilização que pretendo para o final do concurso.

 

Além da seleção de galhos,  nesse trimestre iniciei os trabalhos de aramação dos ramos principais e madeira morta, afim de melhorar a questão fisiológica e estética da árvore, esse trabalho de madeira morta ainda vai passar por algumas etapas afim de apresentar a maturidade respectiva da  árvore daqui a mais um ano.

Em especial quis criar um efeito que simula um acidente sofrido no ápice da árvore causando um corte e mesmo assim resistindo com vida na porção aonde parecia ser menos favorecida ( está parte por ser viva vou continuar construindo novas curvas ao longo do concurso).

TERCEIRO trimestre
OUT-NOV-DEZ/2023

No trimestre  que aconteceu durante a Primavera, fiz um reforço em adubação e estou estimulando adensamento de brotações nos galhos através de pincagem, acompanhando um seleção de brotos.

   Aramação  de ramos e tracionamento para ajustar posições pontuais dos galhos principais, buscando a compactação e proporcionalidade.

    Quanto a madeira morta gosto de ir refinando com o tempo, estimulando a formação de textura e lábio de cicatrização - trazendo uma aparência mais natural, apagando as linhas de manipulação humana.

SITIO ESTACAO VERDE.png
PEPE BONSAI DISPLAY.png
HITEC BONSAI.png
STORRES ESTOJOS ARTEZANAIS.png
FLAVIO CERAMICA ARTEZANAL.png
FILHOTAO DE CUTELEIRO.png
bottom of page