top of page

MÁRCIO

AUGUSTO

Márcio é da cidade de Belford Roxo e atualmente mora no Rio de Janeiro, onde exerce a profissão de personal trainer.

É associado da União Bonsai Rio de Janeiro desde 2021. Sua descoberta dos bonsais veio a partir da procura de informações para cultivar uma Tuia occidentalis em seu apartamento, que o levou a pesquisar vídeos na internet o levando a descobrir sobre o cultivo das pequenas árvores. Desde então seu interesse pelos bonsais aumentou assim como a busca pelo aprimoramento de sua técnica nessa arte.

Este é o primeiro concurso de bonsais que Márcio participa.

 

"Arte na sua magnitude...
Para mim o bonsai significa conexão comigo mesmo onde do forma ao abstrato emergido em meus pensamentos a fim de entregar um produto concreto."

02 - Márcio Augusto.jpeg

primeiro trimestre
ABR-MAI-JUN/2023

Nessa primeira etapa optei em uma poda radical a fim de aproveitar o primeiro trecho da árvore em um estilo ereto informal levando em consideração o urô que a árvore apresenta. Urô esse que ficou lateralizado do lado esquerdo da árvore pois a frente escolhida apresenta uma melhor linha de tronco e uma saída de nebari mais interessante ao conjunto.

Após essa intervenção foram feitas algumas seleções de broto sendo ainda cedo para definição de copa entre outros aspectos.

SEGUNDO trimestre
JUL-AGO-SET/2023

Chegamos ao segundo semestre!

 

Nesta etapa defini o ápice permitindo uma melhor conversa entre linha de tronco. Maturação dos primeiros galhos e primeira ramificação.

Mas o foco principal foi a construção do urô a fim de garantir uma maior dramaticidade na árvore e esconder uma poda antiga.

terceiro trimestre
out-nov-dez/2023

Olá amigos, chegamos ao terceiro semestre.

Esse semestre eu consegui ramificações importantes para o projeto focando agora na maturação dos galhos e sua comicidade bem como o ápice.

Aproveitei também para destacar o urô com o auxílio do maçarico afim aumentar a sombra e dá profundidade.

Sigo agora atenuando a cicatriz da poda drástica onde venho conseguindo um bom resultado.

Para fins de registro a árvore vem recebendo adubação orgânica mensal e química trimestral.

SITIO ESTACAO VERDE.png
PEPE BONSAI DISPLAY.png
HITEC BONSAI.png
STORRES ESTOJOS ARTEZANAIS.png
FLAVIO CERAMICA ARTEZANAL.png
FILHOTAO DE CUTELEIRO.png
bottom of page