top of page

expo bonsai & suiseki

2019

Abrindo o calendário de eventos oficiais da União Bonsai e em comemoração ao primeiro ano de fundação, a Expo Bonsai & Suiseki aconteceu em Niterói, Rio de Janeiro, onde a Florália abriu suas portas para receber exemplares de Bonsai, Penjing e Suiseki.

_DSC6539.jpg

belíssimos penjing

    O Mestre Paulo Netto, da Aido Bonsai abrilhantou nosso evento com sua presença e de suas obras de arte. Os penjing, com sua impressionante riqueza de detalhes, chamou atenção de todos que visitaram a exposição. Muitas das obras expostas nunca sairam do atelier do Mestre Paulo. A União Bonsai ficou extremamente honrada em poder apresentar ao público peças como esta ao lado.

     Mas além de apresentar suas obras, Paulo Netto também ministrou uma palestra que teve como tema a Arte dos Penjing. 

Um artista de Fujian

Obra: Um artista de Fujian - Autor: Paulo Netto

Foto: Vini Marins

_DSC6288.JPG

os intrigantes SUISEKI

    Com muitos adeptos do Suiseki dentre os associados da União Bonsai, a Expo contou também com diversas peças expostas. As semelhanças entre as rochas e elementos da paisagem conhecidos chamou a atenção dos visitantes. O "Dedo de Deus", peça da coleção do associado Humberto Dellatorre esteve entre as mais comentadas. E para quem nunca tinha ouvido falar de Suiseki, nosso associado Yago Costa ministrou uma palestra muito esclarecedora.

Obra: O Dedo de Deus - Autor: Humberto Dellatorre

Foto: Vini Marins

workshops e venda de plantas e insumos

      O público também pode participar de dois workshops com renomados bonsaístas brasileiros. No primeiro dia, os participantes aprenderam com o Mestre Paulo Henrique Gomes (Escola Bonsai Tropical Brasil). No domingo, foi a vez de Wayner Teodoro (Bonsai Uai) trazer seus conhecimentos sobre Bonsai.

            Além dos workshops, nosso evento também contou com vários expositores, com venda de insumos, plantas e artigos relacionados à Arte. Um dos stands era inteiramente dedicado às lindas bromélias. Os stands da "Estação Verde" (Guilherme Coelho) e "No Caminho" (Aliandro Ângelo) trouxeram pré bonsai, bonsai, adubos, vasos e muitos artigos relacionados. Ainda tivemos a presença do "bonsai truck" Alquimia do Bonsai e belos vasos 3D do pessoal do Ateliê Recul.

_DSC6235.JPG
_DSC6490.JPG
_DSC6538.JPG
_DSC6349.JPG

Bonsai, bonsai, bonsai...

        E eles não podiam faltar. As pequenas árvores que a todos encantam estiveram lá. E ao lado delas, nossos associados à postos para responder a todas as dúvidas dos que visitaram nossa Expo. Exemplares de associados foram expostos, abrilhantando nosso evento.

_DSC6264.JPG

calliandra spinosa - Autor: Paulo Henrique Gomes

Foto: Vini Marins

       Muitos visitantes, perguntas, elogios, bate papo e muito bonsai. Assim foi o nosso evento. Mas se você ainda quer curtir um pouquinho mais, confira abaixo na nossa galeria de fotos.

bottom of page