ANDRE GUSTAVO

PRIMEIRO TRIMESTRE

As intervenções feitas desde o recebimento da árvore foram, na medida do possível, conservadoras, visando principalmente preservar a saúde e permitir o desenvolvimento da mesma e não focando no desenho da copa nesta fase. 

Tentamos, inicialmente, procurar um nebari para ajudar a definição da frente da árvore. A busca não achou nenhuma formação que pudesse representar um bom nebari, mas apenas uma bifurcação com poucas raízes. Como o torrão se desfez nesse processo, optamos por trocar o substrato (pois o original estava bem compacto) e iniciar o posicionamento da mesma, com desfolha.

O tronco tem um formato espiralado. Para aproveitar este movimento, optamos pelo estilo han-kengai e posicionamos a árvore. A inclinação atual não é a desejada ao final do projeto, visto que, se assim o fizéssemos, as raízes ficariam demasiadamente expostas, a ponto de poderem morrer. A porção de raízes que aflora ao solo, após a inclinação da planta, ainda está fraca, e por isso foi coberta com esfagno – o qual foi retirado para as fotos e recolocado depois.

Vários galhos morreram, inclusive o prolongamento natural do tronco que formaria o ápice caso a árvore estivesse em posição vertical. Optamos por não estressar mais a árvore. Com isso não fizemos outras podas, aramações importantes ou alterações no movimento de galhos, a fim de não matar outros galhos, diminuindo ainda mais as opções para formação de copa. Fizemos uma pequena tração e uma orientação do movimento de apenas um galho que estava se distanciando demais. Com isso, de forma geral, a árvore ainda está “crua”, sem um formato definido.

Depois de um tempo a árvore começou a se desenvolver com vigor, ostentando o crescimento de novos galhos, e permitirá em breve a seleção de galhos e projeto da copa.

Os galhos secos foram cortados e pasta selante foi aplicada nas cicatrizes.

Dada a fragilidade atual da árvore, não foram realizadas intervenções para desenhar shari ou jin.

FOTO 1

FOTO 1

FOTO 3

FOTO 3

FOTO 2

FOTO 2

FOTO 4

FOTO 4

segundo TRIMESTRE

  A árvore recuperou-se bem das intervenções anteriores, com folhagem frondosa e galhos crescendo bem. Ainda surgiram pequenas áreas com retração de seiva, mas sem perdas de galhos consideráveis como aconteceram no trimestre anterior.

  Retiramos o torrão para avaliar as possibilidades de nebari, e a árvore mostrou um bom desenvolvimento de raízes no período. A porção que estava se direcionando para o fundo do vaso foi cortada e as que estavam próximas à superfície foram posicionadas de forma radial, com um porção exposta, que foi recoberta com esfagno e serrapilheira para proteção. Espero o engrossamento dessas raízes e de outras, para ajudar a mostrar força na base da árvore. A composição do substrato permanece a mesma: 40% caqueira, 40% pedrisco, 10% casa de cupim e 10% CAC.

  Devido ao replante a árvore foi desfolhada, e gemas já começaram a brotar.

  Avaliamos melhor a distribuição de galhos e optamos por girar a árvore 180º, trocando a sua frente e aramando-a. Galhos fortes foram direcionados para baixo, caracterizando o estilo han-kengai. Um galho foi orientado como galho de fundo, aparecendo numa curva do tronco. Alguns galhos já foram posicionados para formar patamares, mas os patamares inferiores ainda estão em galho que precisa engrossar. Existe uma copa superior, cujos galhos ainda estão compridos mas que serão muito reduzidos no futuro.

  Como a árvore recebeu agora sua primeira aramação e, no trimestre anterior, perdeu muitos galhos, ainda estou mantendo uma atitude conservadora: Muitos galhos estão mais compridos do que deveriam e estou mantendo muitos como segurança caso hajam novas mortes. Estou mantendo galhos com a mesma função. Conforme eles reagirem à aramação, neste trimestre retirarei os excessos e reduzirei bastante a copa superior, reservando força para os galhos inferiores.

  Ainda não desenhei shari ou jin na árvore.

  A árvore recebeu adubação orgânica constantemente - taegold e biogold alternados, além de fermentados líquidos.

ANDREGUSTAVO_2TRIMESTRE_2020_FOTO01.jpg

FOTO 1

ANDREGUSTAVO_2TRIMESTRE_2020_FOTO03.jpg

FOTO 3

ANDREGUSTAVO_2TRIMESTRE_2020_FOTO02.jpg

FOTO 2

ANDREGUSTAVO_2TRIMESTRE_2020_FOTO04.jpg

FOTO 4

© 2019 Designed and Created for União Bonsai

  • Instagram
  • Facebook ícone social